O que são:
As estrias são cicatrizes derivantes de lesões ocasionadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária de nossa pele.
Essas lesões acontecem, normalmente, quando há um estiramento repentino da pele, como acontece na gravidez, por exemplo, e são caracterizadas por linhas paralelas de cor arroxeada, rósea ou branca sobre a superfície da pele.
A condição pode afetar tanto os homens, mas também, e principalmente, as mulheres. Mesmo não causando complicação médica alguma na maior parte dos casos, as estrias são motivos para preocupação estética, por conta da aparência que tem.
Dentre os locais mais comuns que elas aparecem, estão o abdômen, quadril, costas, ombros, seios, coxas e nádegas.
Tipos:
· Vermelhas: são as estrias mais recentes e as mais fáceis de serem tratadas. Podem vir acompanhadas de leve coceira e inflamação.
· Brancas: as estrias brancas são as mais antigas e de mais difícil tratamento, mas, na maioria das vezes, elas podem ser eliminadas.
Causas:
Como já dito, as estrias se originam de um estiramento repentino da pele, que pode ser advindo das seguintes situações:
- Gravidez;
- Puberdade;
- Ganho de peso em um curto período de tempo;
- Excesso de exercícios físicos;
- Colocação de próteses de silicone;
- Uso excessivo de anabolizantes;
- Aumento de estatura abrupto;
- Uso prolongado de corticoides para tratamentos de doenças de pele, como o eczema.
Além desses, outros dois pontos podem ocasionar o aparecimento de estrias: o fator genético e alguns tipos de síndromes, como a síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos.