A técnica envolve a colocação de uma máquina que funciona com o uso de uma ponteira similar a um aspirador, que suga a gordura superficial através da criação do vácuo e a submete a baixas temperaturas.
A baixa temperatura afeta as células de gordura, causando sua morte e posterior absorção e eliminação, sem que ela seja metabolizada pelo fígado e outras regiões.
Cada sessão dura em torno de uma hora e, por não ser invasivo, permite que o paciente volte às suas atividades normais no mesmo dia. As sessões devem ter um intervalo de pelo menos 3 meses entre si, podendo ser realizado com segurança em até 4 regiões ao mesmo tempo.
Pode ser feita no contorno corporal, abdômen, costas, flancos, coxas, glúteos, braços e joelhos e tem se mostrado um procedimento efetivo no cumprimendo do seu propósito. Entretanto, a obtenção de bons resultados depende também de fatores comportamentais do paciente.
O que cliente que se submeteu a técnica deve seguir as recomendações médicas pós-criolipólise, para ter o resultado potencializado.